Arquivo do blog

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

- As coroas dos vencedores

Apocalipse 2:10b diz:
"Sê fiel até a morte, e darte-ei a coroa da vida".
O Senhor diz ao vencedor: Sê fiel ainda que tenhas de morrer. Ser crente não é o mesmo que ser fiel. Há crentes nos quais Deus pode confiar e outros em que não. A vontade de Deus é que todo crente seja fiel; que Ele possa contar com todos nós.Note que aqui o Senhor não fala de dar vida eterna, que é um presente, mas sim a coroa da vida, a qual se logra, não como um presente recebido pela fé, e sim adquirida por nossa fidelidade. O Senhor havia dito aos vencedores da igreja em Esmirna:"Não temas as coisas que tens de sofrer. Eis que o diabo está para lançar em prisão alguns dentre vós, para serdes postos à prova, e tereis tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida".Tiago 1:12 também menciona a coroa da vida para todos aqueles que suportam as provas por meio da vida divina.Não podemos confundir a vida eterna com a coroa da vida. A vida eterna a recebemos de Deus de sua vontade, sem que seja mediadora as obras de nossa parte, pois a vida de Deus em nosso espírito a temos recebido por graça. Quem poderá comprar a vida de Deus? Ele corrige o que houver de mal em seus filhos para purificar-nos, aperfeiçoar-nos e santificar-nos, mas não tira o que tem dado.

"porque os dons e a vocação de Deus são irrevogáveis."(Ro. 11:29).

Em troca, para receber a coroa da vida devemos ser fiéis até a morte; ou seja, em caso de sofrer perseguições, estar dispostos a ser sacrificados por causa do Senhor, se for necessário. Então a coroa denota um prêmio. É como uma ressurreição sobressalente. Note que em Hebreus 11:35 fala de uma melhor ressurreição para os mártires:

"Mulheres receberam, pela ressurreição, os seus mortos. Alguns foram torturados, não aceitando seu resgate, para obterem superior ressurreição".
Lemos 1 Coríntios 9:25-27:

"25 Todo atleta em tudo se domina; aqueles, para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível.26 Assim corro também eu, não sem meta; assim luto, não como desferindo golpes no ar.27 Mas esmurro o meu corpo e o reduzo à escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado".

Note que ainda temos lutas com nós mesmos.Aqui fala de uma coroa incorruptível para aqueles que obtém domínio sobre o velho homem e fazem morrer os hábitos do corpo; se pode pregar as recompensas no reino, e alguém, ainda que seja salvo por graça mediante a fé em Jesus Cristo, se não está em alerta, pode ter a possibilidade de ser desqualificado, de ser indigno de receber o prêmio no reino. Esta coroa tem a conotação de que o vencedor é honrado publicamente por um serviço distinguido.Em 1 Tessalonicenses 2:19 diz:

"Pois quem é a nossa esperança, ou alegria, ou coroa em que exultamos, na presença de nosso Senhor Jesus em sua vinda? Não sois vós?"

Paulo aqui fala de coroa com a conotação de que é para os ganhadores de almas para o Senhor.Diz 2 Timóteo 4:8:

"Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda".

Aqui a Palavra de Deus fala de uma coroa de justiça; ou seja, que provém da justiça do Senhor, mas através das obras do crente, a todos os que amam a vinda do Senhor; isto também à parte de sua salvação.Também em 1 Pedro 5:4 a Palavra de Deus diz:
"Ora, logo que o Supremo Pastor se manifestar, recebereis a imarcescível coroa da glória".
Deus promete uma coroa de glória para os anciãos (bispos) fiéis, os que tem boa disposição para apascentar o rebanho de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário