Arquivo do blog

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

- Um Jacó tratado por Deus

Em Jacó temos o exemplo de um crente astuto, não obstante haver sido escolhido para a primogenitura desde antes de nascer; quando todavia não havia feito nem bem nem mal. Especificamente e por vontade de Deus foi escolhido, apesar de que ia ser uma pessoa de caráter forte, enganadora, calculista e egoísta. O Senhor não nos escolhe por sermos bons ou maus, pois todos somos maus. O Senhor deu um destino prévio a Jacó, mas para que Jacó pudesse chegar a ser um servo do Senhor, um homem útil nas mãos de Deus, um verdadeiro vencedor, um homem obediente à vontade de Deus, esse “eu” perverso de Jacó devia morrer, devia passar pela cruz, até que chegasse a negar-se a si mesmo. Diz Romanos 9:10-16:
" 10 E não ela somente, mas também Rebeca, ao conceber de um só, Isaque, nosso pai.11 E ainda não eram os gêmeos nascidos, nem tinham praticado o bem ou o mal (para que o propósito de Deus, quanto à eleição, prevalecesse, não por obras, mas por aquele que chama),12 já fora dito a ela: O mais velho será servo do mais moço.
13 Como está escrito: Amei Jacó, porém me aborreci de Esaú.
14 Que diremos, pois? Há injustiça da parte de Deus? De modo nenhum!15 Pois ele diz a Moisés: Terei misericórdia de quem me aprouver ter misericórdia e compadecer-me-ei de quem me aprouver ter compaixão.16 Assim, pois, não depende de quem quer ou de quem corre, mas de usar Deus a sua misericórdia ".

A Escritura nos diz que antes que Jacó nascesse já havia sido eleito por Deus para, em Sua misericórdia, dar-lhe a primogenitura. Jacó jamais recebeu isto porque merecia; ao contrário, seu próprio nome Jacó, significa Deus proteja, mas também o suplantador, o que toma pelo calcanhar, ou seja, o que trama uma armadilha. A vida de Jacó esteve saturada de engano e de armadilhas; que muitas vezes vieram contra ele. Apesar de que Deus se revelava e o protegia, Jacó era o tipo de crente voluntarioso e carnal, que devia ser tratado por Deus a fim de que pudesse ser útil nas mãos do Senhor, para cumprir o propósito de Deus. Deus tem um propósito eterno, e quer realizá-lo com a igreja, mas com os obedientes, com crentes esforçados em quem possa confiar, que não amem a si mesmos, com lutadores, com vencedores.Jacó quis tomar vantagem no plano de Deus, e depois de haver enganado a seu pai e a seu irmão, se viu na necessidade de fugir. Em Betel Deus se revelou, em sua fuga; e inclusive aí Jacó disse a Deus: Se me prosperares, te darei o dízimo de tudo. Isso encerra algo de negócio. Quis ter vantagem sobre Labão, de quem também foi enganado desde o começo, quando pediu a Raquel para casar-se. Mas tarde houve uma luta entre Jacó e Deus, mas Jacó persistiu diante de Deus até conseguir que Deus o abençoasse, e saiu vencedor, pois a Palavra diz no verso 28:
"Então, disse: Já não te chamarás Jacó, e sim Israel, pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens e prevaleceste".

(Leia Gênesis 32:22-32). Em Peniel, Jacó viu o rosto de Deus e foi livrada sua alma. O andar de Jacó mudou depois dessa experiência. De homem anímico passou a ser espiritual; foi desgarrado o tendão da coxa, e ao ser desgarrado seu próprio andar, pode caminhar com Deus, para cumprir propósitos eternos. Quando chegou a ser um vencedor, Deus lhe mudou o nome. Já não se chamaria mais Jacó, o suplantador, senão Israel, o que luta com Deus.Morreu sua amada Raquel; logo foi enganado por seus próprios filhos; desapareceu José, seu filho favorito; logo também teve uma amarga experiência com Benjamim; tudo isso para quê? Era necessário que o Jacó natural fosse tratado pelo Senhor; e esse trato do Senhor ia transcorrendo em forma dolorosa. Uma coisa é confiar nas destrezas do Jacó carnal, e outra é confiar exclusivamente no Senhor. Indiscutivelmente é necessário que sejamos iluminados, que possamos ver o caminho pelo que caminhamos, e que estejamos confessando nossa dependência do Senhor e de Seu Santo Espírito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário