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quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

- A salvação da alma.

A alma também deve ser salva. A salvação da alma se relaciona com a santificação. Devemos ocupar-nos da salvação de nossa alma, de nosso eu, com temor e tremor. "Assim, pois, amados meus, como sempre obedecestes, não só na minha presença, porém, muito mais agora, na minha ausência, desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor" (Filipenses 2:12). ”como escaparemos nós, se negligenciarmos tão grande salvação?" (Hb. 2:3a). A salvação eterna, a do espírito, é um presente não merecido, por graça, aplicando uma fé que também nos dá Deus, para o qual não é necessário que intervenha nossa conduta e nossas obras; mas a salvação da alma tem a ver com obras; devemos ocupar-nos na salvação de nossa alma, porque a alma é a que peca. "a alma que pecar, essa morrerá." (Ezequiel 18:4b).Quando fala da salvação do espírito, a Palavra de Deus fala no passado; mas quando se trata da salvação da alma, usa o verbo no tempo presente. "Portanto, despojando-vos de toda impureza e acúmulo de maldade, acolhei, com mansidão, a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar a vossa alma." (Tiago 1:21). Se tivermos em conta que a salvação do espírito não é por obras, note o que diz a seguinte citação relacionada com crentes: "19 Meus irmãos, se algum entre vós se desviar da verdade, e alguém o converter,20 sabei que aquele que converte o pecador do seu caminho errado salvará da morte a alma dele e cobrirá multidão de pecados." (Tiago 5:19-20). Aqui se trata de crentes extraviados, salvos no espírito, mas não na alma.Em 2 Coríntios 4:16, a Escritura diz que um crente consta de um homem exterior e um homem interior. Podemos explicá-lo superficialmente assim: Assim como uma pessoa normal está composta de um corpo, que é seu órgão, que é a parte física, e de uma alma, que é a parte espiritual (como sua vida e pessoa), por explicá-lo assim, de maneira similar o homem exterior do crente está composto de corpo como seu órgão físico e de alma como sua vida e pessoa; e o homem interior está formado pelo espírito humano regenerado e habitado por Deus como sua vida e pessoa, e de alma renovada como seu órgão. O apóstolo Paulo ora ao Pai a fim de que esse homem interior dos efésios, onde já mora Deus por Seu Espírito, seja fortalecido com poder "para que habite Cristo pela fé em vossos corações". Nisto vemos que primeiro recebemos a salvação em nosso espírito, e que logo Deus começa a trabalhar conosco na salvação da nossa alma, que se relaciona com nosso coração. A conotação bíblica de coração é nossa alma humana mais a consciência de nosso espírito. Quando a salvação começa a fluir do espírito à alma pela ação subjetiva do Espírito Santo em nós, começamos a experimentar um processo de mudança, de carnais a espirituais, e o Senhor Jesus vem habitar em nossos corações, a sentir-se realmente em sua casa; o Senhor se apossa de nosso ser com toda confiança. A partir desse momento, e com todos os irmãos unidos corporativamente começamos a compreender todas as dimensões do Senhor, a conhecer melhor ao Senhor, a entender Qual é Seu propósito. Coisas que nossa carnalidade não nos permitia compreender. Na medida em que o Senhor Jesus habite confiadamente em nosso coração, melhor poderemos conhecer o coração Dele.Por tanto, é necessário que nosso homem interior, já salvo, seja fortalecido com o poder do Espírito Santo, para que em conseqüência habite Cristo pela fé em nossos corações, que é outra forma bíblica de chamar a alma junto com a consciência (cfr. Efésios 3:16,17), e chegue a ser Ele vivendo em nós e não nós mesmos (cfr. Gálatas 2:20). Quando isto ocorrer, temos sido aperfeiçoados pelo Senhor, temos salvado nossa alma. O espiritual depende de Deus; o anímico é independentista, é do homem, e por tanto deve ser trabalhado pelo Espírito Santo com a colaboração do homem, porque a queda é fruto de uma rebelião em busca de independência.Para salvar o espírito só temos que crer, e mesmo esta fé nos é dada por Deus; mas para salvar a alma há de se cumprir certos requisitos. Quais? Por exemplo, negar-se a si mesmo, obedecer ao Pai, tomar a cruz a cada dia e seguir ao Senhor Jesus. No capítulo 16 de Mateus vemos que o apóstolo Pedro já era salvo, já havia recebido a revelação do Pai de que o Senhor Jesus era o Cristo, o Filho do Deus vivente, já era uma pedra viva para a edificação da Igreja, e, entretanto tinha que trabalhar na salvação de sua alma. Pedro tinha muito amor próprio, muita confiança em suas próprias forças e capacidades, não estava disposto a passar por nenhum sofrimento; não podia compreender a obra de Deus em Cristo. Para Pedro a obra da cruz era uma loucura, e até mesmo Satanás fala por sua boca para dizer ao Senhor: "22 E Pedro, chamando-o à parte, começou a reprová-lo, dizendo: Tem compaixão de ti, Senhor; isso de modo algum te acontecerá.23 Mas Jesus, voltando-se, disse a Pedro: Arreda, Satanás! Tu és para mim pedra de tropeço, porque não cogitas das coisas de Deus, e sim das dos homens.24 Então, disse Jesus a seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me.25 Porquanto, quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por minha causa achá-la-á.26 Pois que aproveitará o homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou que dará o homem em troca da sua alma? (Mateus 16:22-26). A salvação eterna depende da vontade de Deus, mas para seguir ao Senhor e andar com Ele, devemos preencher certos requisitos como negar-nos a nós mesmos, não centrar-nos em nós mesmos nem em nossa própria forma de pensar, senão buscando estar de acordo com a mentalidade de Deus. O que nós somos está em nossa alma; de maneira que devemos ocupar-nos na salvação de nossa alma. Diz Lucas 21:19: "Com vossa paciência ganhareis vossas almas".Como veremos depois, a salvação do espírito é eterna, tem a ver com o novo céu e a nova terra; mas a salvação da alma se relaciona com nossa atual conduta, com nossas obras, e tem a ver com o reino dos céus no milênio. Nossos atos hoje e nosso grau de sofrimento e adversidade, decidem nossa participação no reino; e daí que, depois de falar do juízo da Igreja, Pedro diz: "18 E, se é com dificuldade que o justo é salvo, onde vai comparecer o ímpio, sim, o pecador?19 Por isso, também os que sofrem segundo a vontade de Deus encomendem a sua alma ao fiel Criador, na prática do bem." (1 Pedro 4:18,19). Diz o irmão Watchman Nee:"A salvação do espírito é ter vida eterna, enquanto que a salvação da alma é possuir o reino. “O espírito é salvo mediante o Fato que Cristo levou a cruz por mim; a alma é salva pelo fato que eu leve a cruz”. “O espírito é salvo pelo fato que Cristo dá sua vida por mim; a alma é salva, porque eu nego a mim mesmo e sigo ao Senhor” (Watchman Nee. A Salvação da Alma. CLIE- 1990. pág. 16).

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