Arquivo do blog

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

- Terceira promessa

"Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao vencedor, dar-lhe-ei do maná escondido, bem como lhe darei uma pedrinha branca, e sobre essa pedrinha escrito um nome novo, o qual ninguém conhece, exceto aquele que o recebe." (Ap. 2:17).
Em Pérgamo a Igreja do Senhor se casa com o mundo, esse mundo que segue a Satanás, onde ele mora e governa. Mas necessitamos vencer esse mundanismo. Os habitantes do mundo seguem uma corrente contrária a Deus; é a corrente de Satanás, o príncipe deste mundo. O Senhor nos tem chamado a sair dessa corrente e que nos apartemos do mundo de pecado. Mas houve um momento da história em que a Igreja foi infiel ao Senhor unindo-se profundamente com o mundo, em troca de aprovação oficial, de palácios e templos, prebendas e jurisdições episcopais. Isso degenerou tanto que chegou o momento em que era difícil diferenciar a igreja do Estado; a igreja havia afiançado sua morada na terra.A partir de Constantino o Grande, a Igreja foi descendo dos lugares celestiais em Cristo, e foi se acomodando em uma nova morada, na terra, um lugar estranho para ela, onde satanás tem seu trono. Dali havia sido tirada pelo Senhor. A Igreja sofreu uma queda espiritual. Em meio dessa situação, o Senhor opta por dirigir-se aos crentes vencedores. Em todas as épocas tem havido vencedores na Igreja do Senhor. Chama-lhes a que se abstenham de comer as coisas sacrificadas aos ídolos. Depois de tantos séculos, as massas continuam sendo enganadas pelos que ainda seguem retendo a doutrina de Balaão. Balaão significa destruidor ou corruptor do povo. A Palavra de Deus diz que retém essa doutrina de idolatria e fornicação como um tumor maligno. E o pior é que não tratam de extraí-lo, nem há disciplina corretiva. Balaão é um indutor ao mal por antonomásia.De que serve ter a verdade e não andar nela? Os cristãos caíram na armadilha de tropeço. De pronto diriam: "Entremos no ambiente pagão para atrair aos homens, a nossos amigos. Não vamos participar de sua idolatria. Conheçamos as doutrinas e os métodos do inimigo para vencê-lo. Que triunfo que as altas esferas do governo e da religião nos reconheçam e nos respeitem!". Mas a amizade com o mundo, como sempre, deu maus resultados. El mundo não deixa que se fale do evangelho para ele, e em contrapartida foi arrastando à Igreja às práticas mundanas. Temos que pregar o evangelho, mas não temos que nos contaminar com o pecado. Há cristãos que se unem ao mundo, que amam o mundo e as coisas do mundo, e tudo isso o convertem em sua modus vivendi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário