Arquivo do blog

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Cap 8- O Reino Messiânico na Perspectiva Profética- (1ª Parte)

O homem recebe o senhorio e o perde

Depois que o Senhor terminou toda a obra da criação, diz a Bíblia que Deus criou o homem. Deus necessitava de alguém que representasse Sua autoridade na Sua criação. Depois que Deus criou o homem à Sua imagem, varão e varoa, dotados com suficiente poder e autoridade, lhes disse (Gn. 1:28): “E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a(é a palavra chave); dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra". Essas eram as três áreas sobre as quais o homem tinha domínio. Deus deu senhorio ao homem sobre os ares, nas águas e na terra. Deus queria estabelecer seu reino no universo começando por esta terra, mas com a representação do homem, uma criatura inteligente de sua inteira confiança.Mas o homem falha com Deus. Vem o drama do homem e a antiga serpente, e o homem entrega este senhorio a Satanás, o mesmo senhorio que havia recebido de Deus. Satanás incita ao homem a ser independente de Deus; assegura-lhe que se comer do fruto proibido seriam abertos seus olhos e seria como Deus, sabendo o bem e o mal. O homem cai voluntariamente na armadilha, e é despojado desse senhorio. Queda, pois, sendo Satanás o príncipe deste mundo, como disse Paulo em Efésios 2 e em 2 Coríntios 4:4, que diz que o diabo é o deus deste mundo, deste século. Por quê? Porque recebe o senhorio de mãos de quem havia recebido o senhorio de parte de Deus, ou seja, do homem. De maneira que o homem fica sendo escravo de Satanás. O apóstolo Paulo descreve assim: "1 Ele (Cristo) vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, 2 nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência;3 entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais" (Ef. 2:1-3). De maneira que o homem se converteu realmente em escravo do diabo.Mas quando o pecado de Adão é descoberto, há um juízo da parte de Deus, e vem a maldição da serpente, a maldição de Eva e a maldição de Adão e a expulsão do homem do Jardim até o dia que pudesse comer da árvore da vida. Mas em meio de tudo isso se destaca a promessa de um poderoso Salvador e a luta e rivalidade históricas entre as duas sementes até que o dragão fosse julgado e vencido na cruz de Cristo. Deus disse à serpente: "Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar" (Gn. 3:15). Satanás, pois, recebe um poder especial para governar este mundo, e ele conta com uma sofisticada e poderosa organização hierarquizada que opera nas trevas, integrada pelos anjos caídos que arrastou o querubim Lúcifer depois de sua rebelião. Satanás desenvolve assim um reino chamado de "potestade das trevas".

Nenhum comentário:

Postar um comentário