Arquivo do blog

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

- O homem natural.

A Palavra de Deus chama ao incrédulo de homem natural, incapaz de perceber as coisas de Deus. Diz 1 Coríntios 2:14:
" 14 Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. ".
Este homem natural é o homem psychikós, dominado por sua psiquê, ou alma natural que, como temos dito, é o princípio vital ou de individualidade, assento de seu caráter. É o homem caído, adâmico, nascido uma só vez, morto em delitos e pecados, ou que segue a corrente deste mundo por caminhos de completa obscuridade, sem Deus e sem esperança. O príncipe de este mundo tem cegado o homem natural, não regenerado; este tem a mente entenebrecida. Na queda do homem, a alma deliberadamente se opôs à autoridade do espírito, e o resultado é que não teve em realidade nenhuma independência, senão que chegou a escravizar-se ao corpo com suas paixões e desejos. Meditemos nos seguintes versículos:
" 3 Mas, se o nosso evangelho ainda está encoberto, é para os que se perdem que está encoberto,4 nos quais o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus " (2 Co. 4:3-4).
" para lhes (os gentios) abrires os olhos e os converteres das trevas para a luz e da potestade de Satanás para Deus, a fim de que recebam eles remissão de pecados e herança entre os que são santificados pela fé em mim " (At. 26:18).
" obscurecidos de entendimento, alheios à vida de Deus por causa da ignorância em que vivem, pela dureza do seu coração" (Ef. 4:18).
Há um véu como obstáculo que impede que o homem entenda a Deus. O homem não regenerado nem entende o bem nem o deseja. Mesmo os judeus, sendo eles o povo terreno escolhido para manifestar Deus, o povo dos pactos, o povo por meio do qual o Senhor nos deu as Escrituras, o povo por meio do qual nasceu nosso Salvador, ainda eles não podem ver por esse véu. Lemos em 2 Coríntios 3:13-15:

" 13 E não somos como Moisés, que punha véu sobre a face, para que os filhos de Israel não atentassem na terminação do que se desvanecia.14 Mas os sentidos deles se embotaram. Pois até ao dia de hoje, quando fazem a leitura da antiga aliança, o mesmo véu permanece, não lhes sendo revelado que, em Cristo, é removido.15 Mas até hoje, quando é lido Moisés, o véu está posto sobre o coração deles. ".

Se o Senhor Jesus não tira esse véu, continuam na obscuridade, seja judeu ou gentio; vendo não vêem, e ouvindo não ouvem, porque são coisas do espírito, que não se podem ver nem ouvir com os sentidos naturais, nem entender com a mente natural da alma.os não regenerados não podem agradar a Deus. Diz Romanos 8:7-8:

" 7 Por isso, o pendor da carne é inimizade contra Deus, pois não está sujeito à lei de Deus, nem mesmo pode estar.8 Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus. ".

É necessário que Deus abra o coração do homem, a fim de que possa compreender a mensagem do evangelho. O vemos na cidade de Filipos, com ocasião de um ensinamento que compartilhava Paulo à margem de um rio.
" Certa mulher, chamada Lídia, da cidade de Tiatira, vendedora de púrpura, temente a Deus, nos escutava; o Senhor lhe abriu o coração para atender às coisas que Paulo dizia. " (At. 16:14).
Quando o homem quer ser bom por si mesmo, não tem capacidade de ser. O homem trata de ser bom, mas não pode; e em um esforço por parecer melhor diante da humanidade e de sua própria consciência, o homem com freqüência não comete o pior, ou pode ser que em ocasiões não chegue a ser todo o mal possível, mas isso se deve a que Deus, em Sua misericórdia, tem provisto de um testemunho de Si mesmo. O homem leva o testemunho de Deus em sua própria consciência; mas isso não significa que em ocasiões o homem é bom. Diz a Escritura que "o que de Deus se conhece lhes é manifesto, pois Deus o manifestou" (Ro. 1:19; ver também Atos 14:17). Então, segundo isto, e de acordo com Romanos 2:14, o homem por si mesmo faz um bem relativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário