Arquivo do blog

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

- O novo nome de Cristo

"e o meu novo nome" (Ap. 3:12b). O vencedor de Filadélfia receberá um prêmio especial, o novo nome do Senhor Jesus Cristo. O nome do Senhor é o Senhor mesmo; o qual significa que Cristo é pertence do crente vencedor. O nome do Senhor tem sido forjado no crente vencedor. Qual é o nome novo de Cristo? Tu conheces o nome novo de Cristo quando experimentas de uma maneira nova ao Senhor. Para muitos santos Cristo já ficou velho, já ficou algo assim como uma vida religiosa rotineira; mas se tomas a decisão de vencer, Cristo chegará a ser novo para ti; sempre será teu alimento fresco. O vencedor de Filadélfia retém o nome do Senhor e a unidade do Corpo de Cristo. O vencedor de Filadélfia tem vencido a ruptura do Corpo de Cristo. É um erro pensar que para que haja unidade na Igreja é necessário que se leve a cabo sob a aparência do ecumenismo. Enquanto subsistirem as divisões denominacionais e sectárias não pode haver unidade. É um erro pensar que para que haja unidade na Igreja necessariamente deve haver uniformidade. Uma coisa é a uniformidade externa e outra a verdadeira comunhão do Espírito.Há ênfase doutrinárias que não revestem caráter fundamental, e que por fim não afetam a salvação nem rompem a unidade do Corpo; e há denominações que tem se formado e tem se apartado do resto do Corpo devido a que dão caráter fundamental a algo que a Escritura não tem como fundamental nem afeta a salvação. A este respeito vale a pena trazer a colocação às palavras do irmão Martín Stendal, em relação à Igreja: "Através da era da Igreja, tem havido muitos indivíduos e grupos envolvidos em "guerras" e com "sangue" em suas mãos, que vão tentando edificar o Templo do Senhor à maneira de determinada denominação, grupo ou movimento organizado. Estes intentos tem terminado por edificar monumentos mortos, ao invés de unir pedras vivas que seriam uma verdadeira luz para as nações. O homem mede o êxito pelo número de "fiéis", ou pelas instalações, ou pelos êxitos terrenos quando Deus o mede pela justiça e a retidão no coração, e por obediência a Seu ordenamento e a Sua Palavra".*(1) Também disse o irmão Grau: "Os mesmos reformadores não tentaram fundar uma nova religião, nem sequer uma nova Igreja. Tanto eles como nós temos um só Mestre. A mensagem da Reforma não nos diz que nos façamos luteranos ou calvinistas, senão cristãos".*(2)
*(1) Martín Stendal. O Tabernáculo de Davi. Colômbia para Cristo. 1998.
*(2) José Grau. Catolicismo Romano - Origens e Desenvolvimento. E.E.E.. 1987, pág. 543

Além disso, como temos vindo estudando na Palavra de Deus, o grau de maturidade e santidade dos irmãos biblicamente não é uniforme, nem tampouco se deve esperar uniformidade no procedimento e a ordem. Nem ainda nos vencedores há uniformidade espiritual. No reino, uns receberão melhores recompensas que outros. A posição no reino e mesmo na eternidade, no novo céu e a nova terra depende e é produto de nossa vida terrena depois de haver crido. Ser vencedor requer sacrifício, obediência e entrega, e quanto mais se escale aqui, se traduz em que teremos um nível maior no reino e na eternidade. Cada vez temos mais clareza de que nossa vida e andar com Cristo não se deve tomar levianamente.Quando se fala de vencedores é porque há crentes derrotados. Os que vencem são os cristãos espiritualmente normais; os demais irmãos continuam sendo nossos irmãos, mas são espiritualmente anormais. "4 porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.5 Quem é o que vence o mundo, senão aquele que crê ser Jesus o Filho de Deus?" (1 Juan 5:4,5).

2 comentários:

  1. Muitas especulações têm havido em torno do nome do Senhor. Entretanto, se ele diz que o vencedor receberá seu "novo nome", e porque haverá realmente um novo nome.
    O texto em questão - ( Apc.3:12) não dá margem a que afirmemos que o nome do senhor seja ele mesmo. A palavra SENHOR vem do Latim, "dominus", aquele que domina sobre tudo. É uma atribuição, até um título, como a palavra "deus". De forma alguma seria o nome do Senhor.

    ResponderExcluir
  2. o EVANGELHO LEVADO A FUNDO não interessa, porque dificilmente o ser humano abre mão do lado humanístico. O evangelho de hoje, aquele das facilidades, das aquisições, o carro chefe dos líderes da nova ordem religiosa, é o prato predileto do povo. Negar a si mesmo, tomar sua cruz e dar a vida pelo semelhante, realmente não encontra guarida no seio do povo. Muito menos conhecer o recado divino expresso no conteúdo profético. Poucos sabem que o vencedor terá um novo nome na dimensão celestial. "Quanto ao "MEU NOVO NOME" Apoc.3:12, dito por Cristo, certamente é a identidade inteiramente espiritual, obtida depois da ressurreição. Haja vista que Ele - de posse dessa identidade - colocou-se no interior de uma sala, estando a porta fechada. Esse nome - o novo nome - somente será conhecido no patamar celestial, quando o vender receber os nomes inscritos sobre si,tanto do Pai como do Filho. --------
    prof. C. E. Oliveira

    ResponderExcluir