Arquivo do blog

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

- As três etapas da salvação

A Bíblia diz que o homem que Deus criou caiu em desobediência e veio a ser escravo do pecado. A antiga serpente, o diabo, o tentou e ele pecou. Primeiro o diabo enganou a mulher, e ela comeu da árvore do conhecimento do bem e do mal; a estratégia era fazer-lhe crer que seria como Deus, que seria independente de Deus; logo comeu o homem deliberadamente, pelo afeto que tinha à sua mulher. Foi então quando o espírito do homem ficou sem vida. Quando Satanás fez o homem cair, começou a trabalhar de fora para dentro; começou pela carne, usou os sentidos do corpo, a emoção da alma, com o qual se apoderou da vontade; inchou a alma e deu um golpe tão forte ao espírito, que o matou. Assim segue trabalhando o diabo na humanidade. Em contrapartida o Senhor trabalha de dentro para fora. Seu labor começa no espírito, e de acordo com o fortalecimento do homem interior, vai iluminando a alma em sua mente, com influência estimulante em suas emoções, a fim de que a vontade do homem exerça domínio sobre seu corpo, até lograr que o corpo obedeça ao espírito e se faça a vontade de Deus, que já veio morar no espírito. O Senhor Jesus já fez a obra na cruz, mas devemos ter em conta que a salvação completa, a que integra as três partes do homem, consta de justificação, santificação e redenção, e que a justificação está relacionada com a salvação do espírito, a santificação com a salvação da nossa alma humana, e a redenção com a salvação de nosso corpo. Na medida em que a vida de Deus em Cristo se vai alargando e fortalecendo em nós, se vai incrementando o raio de ação na salvação do homem. Depois da queda, o homem foi evoluindo negativamente até converter-se totalmente em carne (Gênesis 6:3), e a carne não pode herdar o reino de Deus (1 Coríntios 15:50), nem pode salvar-se por si mesma. Do anterior se deduz que a salvação completa é um processo que requer três etapas.

2 comentários:

  1. Excelente explicação! Que o Senhor continue vos iluminando.

    ResponderExcluir
  2. Amado irmão, Graça e Paz!

    Tive uma iluminação do Senhor a respeito destas três etapas, fiquei maravilhado! Está nos Capítulo 3, 4 e 5 do Evangelho de João, e nos serve de ilustração, para essa doutrina:

    Três personagens podem ilustrar essa questão:

    Nicodemos - (Novo Nascimento) - Justificação - Espírito
    Samaritana - (Adoração) - Santificação - Alma
    Coxo - (Ressurreição) - Glorificação - Corpo

    Não tem como expor todas essas questões detalhadamente aqui, mas com essas poucas palavras-chaves o irmão verá muito mais coisas ao ler as Escrituras.

    Em Cristo,

    Hélio S. Júnior

    helio.juniorjp@gmail.com

    ResponderExcluir