Arquivo do blog

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

- A salvação do espírito.

Assim como o homem tem três partes, cada uma dessas partes tem seu tempo de salvação. O homem herda de Adão um espírito morto, um corpo que envelhece até a morte, e uma alma inclinada à carne, saturada de maldade, depravada, incapaz de fazer o bem e obedecer à vontade de Deus. Nossa salvação tem, pois, três etapas. O dia que cremos em Cristo como nosso Salvador, é salvo o espírito, e o Espírito de Deus vem morar em nosso espírito eternamente. "16 E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco,17 o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós. " (João 14:16-17). A salvação do espírito está relacionada com a justificação e regeneração. Em Romanos 8:10,16 lemos: "10 Se, porém, Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito é vida, por causa da justiça.... 16 O próprio Espírito (o Espírito Santo) testifica com o nosso espírito (o humano), que somos filhos de Deus."o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós." (João 14:17). Deus está construindo Seu templo com o objetivo de habitar nele; mas para que o templo seja construído, o primeiro que deve ser construído no tabernáculo é a arca no Lugar Santíssimo (Êxodo 25:10); ou seja, a salvação de nosso espírito para que possa morar Cristo em nós. A arca do pacto que estava no Lugar Santíssimo do tabernáculo era símbolo de Cristo, pois a arca do pacto no tabernáculo é uma analogia de Cristo formado na Igreja, que é Seu templo.Lembremos sempre que quando se fala da salvação do espírito, há dois elementos importantes a considerar: (1) a Palavra de Deus sempre se refere a ela como um presente não merecido, e (2) sempre fala em tempo passado. Medita nas seguintes citações bíblicas, ainda que há mais.
"3 Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo,4 assim como nos escolheu nele antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor 5 nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade" (Efésios 1:3-5).
"1 Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados... 4 Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou,5 e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, —pela graça sois salvos,
6 e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus...
8 Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus;9 não de obras, para que ninguém se glorie." (Efésios 2:1,4-6,8-9).
"11 E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está no seu Filho.12 Aquele que tem o Filho tem a vida; aquele que não tem o Filho de Deus não tem a vida" (1 João 5:11-12).
"29 Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.30 E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou.31 Que diremos, pois, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?
32 Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura, não nos dará graciosamente com ele todas as coisas?33 Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem os justifica.34 Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu ou, antes, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós.35 Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada?36 Como está escrito: Por amor de ti, somos entregues à morte o dia todo, fomos considerados como ovelhas para o matadouro.37 Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.38 Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes,39 nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor." (Romanos 8:29-39).
A Bíblia diz que a salvação é um presente de Deus, que ninguém tenha merecido nem pode fazer algo para recebê-la; o recebe pela fé, e a própria fé quem nos dá é Deus. Se o homem fora o autor e gerador da fé, teria algo de quê gloriar-se na relação com sua salvação. Não há ninguém que faça o bem 1. O Pai é quem nos revela a Seu Filho Jesus Cristo, por Seu Espírito, o qual é quem nos dá a convicção e a capacidade de arrepender-nos. O homem por si mesmo não tem luz nem capacidade para escolher ao Senhor Jesus; ninguém o pode fazer. O homem não pode dar do que não tem; ainda a iniciativa da salvação provém de Deus. Diz Mateus 7:18: "Não pode a árvore boa produzir frutos maus, nem a árvore má produzir frutos bons". Ninguém por si só tem a capacidade para entender o que Deus diz. Em João 8:43, lemos: "Qual a razão por que não compreendeis a minha linguagem? É porque sois incapazes de ouvir a minha palavra". Deus põe no homem a capacidade de crer em Jesus. Por favor, medite nos seguintes versículos bíblicos:"porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade." (Fp. 2:13).
"E, ouvindo eles estas coisas, apaziguaram-se e glorificaram a Deus, dizendo: Logo, também aos gentios foi por Deus concedido o arrependimento para vida." (Atos 11:18).
"Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia" (João. 6:44).
"15 Mas vós, continuou ele, quem dizeis que eu sou?16 Respondendo Simão Pedro, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.17 Então, Jesus lhe afirmou: Bem-aventurado és, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue que to revelaram, mas meu Pai, que está nos céus." (Mateus 16:15-17).
Essa salvação, a eterna, a do espírito, não está condicionada a obra alguma de nossa parte, nem boa nem má, e dela não nos separará nem o presente nem o porvir 2. Um morto não pode ter vida por si mesmo; quem da vida é Deus, tanto a biológica, como a psíquica, e quanto mais a eterna, a do Espírito (em grego, zoé). "E a vós outros, que estáveis mortos pelas vossas transgressões e pela incircuncisão da vossa carne, vos deu vida juntamente com ele, perdoando todos os nossos delitos" (Cl. 2:13). Esta salvação corresponde ao espírito; e dessa salvação há de se ter absoluta segurança. Diz Romanos 8:1-2:

"Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. 2 ​Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte".

Aqui a Palavra se refere a uma condenação subjetiva, pois se refere a uma derrota da lei do pecado por parte do Espírito de vida que já mora no espírito da pessoa salva objetivamente pela obra de Cristo na cruz.Diz Romanos 10:8-10:
"8 Porém que se diz? A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração; isto é, a palavra da fé que pregamos. 9 Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.10 Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação".
Cristo é a Palavra vivente e glorificada que vem morar em nosso coração quando pela fé o recebemos, crendo em Sua vida de ressurreição. Quando cremos que Deus levantou dos mortos a Jesus, implicitamente manifestamos que o Verbo de Deus se encarnou, viveu como qualquer humano (exceto que não pecou), morreu por nós, e ressuscitou e foi glorificado; só crendo que Ele foi glorificado, podemos confessar que Jesus Cristo é o Senhor. Ao crer somos justificados diante de Deus, mas ao confessá-lo somos salvos diante dos homens; quando invocamos e proclamamos o nome e o senhorio do Senhor Jesus, somos salvos mesmo de prisões e problemas temporários.

2 comentários:

  1. muito legal esse livro gostaria de recebeló em meu e-mail... baianocte@hotmail.com
    Deus abençõe a vcs todos amados em Cristo Jesus!
    obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Diz Romanos 8:1-2:

    "1 Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho de Deus, 2 o qual foi por Deus, outrora, prometido por intermédio dos seus profetas nas Sagradas Escrituras,". Cabe correção

    ResponderExcluir