Arquivo do blog

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

- A Segunda Morte

Além da coroa da vida, aos vencedores se lhes promete não sofrer o dano da segunda morte. Em Apocalipse 2:10b diz:
"Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida".
Note que aqui o Senhor não fala de dar vida, senão a coroa da vida, a qual se conquista, não como um presente recebido pela fé, e sim adquirido por nossa fidelidade. Além da coroa da vida, aos vencedores é prometido o não sofrer o dano da segunda morte. Todos os homens, tanto crentes como ímpios, temos de experimentar a primeira morte, que é a morte física, a separação da alma do corpo. Diz em Hebreus 9:27:" E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo".Também Cristo sofreu a primeira morte, para que todo o que Nele crer não sofra a segunda morte nem o juízo dos ímpios no grande trono branco, depois de finalizado o reino milenar. Então, o que é a segunda morte? A segunda morte é a separação da pessoa de todo contato com Deus e o resto da criação, e lançado em um lago de fogo para perdição eterna. A Palavra de Deus diz em Apocalipse 20:14,15:" 14 Então, a morte e o inferno foram lançados para dentro do lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo.15 E, se alguém não foi achado inscrito no Livro da Vida, esse foi lançado para dentro do lago de fogo".Quando ocorrerá isto? Depois do reino milenar, quando os mortos ímpios forem ressuscitados, depois que forem julgados no juízo do grande trono branco; uma vez terminada a sentença, serão laçados no lago de fogo, a Geena, e ali sofrerão tormento eterno no corpo, alma e espírito. Essa é a segunda morte, para todos aqueles cujos nomes não se acharem escritos no livro da vida do Cordeiro.A Palavra de Deus nos diz que nenhum cristão sofrerá a segunda morte, ainda que, como temos dito; os cristãos derrotados, os que se unem ao mundo e amam ao mundo e as coisas do mundo, entretanto, podem eventualmente sofrer dano temporário da segunda morte durante o reino milenar, nesse mesmo lugar onde estarão os incrédulos do mundo. Como temos anotado, tem muitas partes na Bíblia que declaram que os crentes não sofrerão a segunda morte. Então estimamos que houvesse uma marcada diferença entre o que é a segunda morte, que implica a condenação eterna, e sofrer dano da segunda morte, que só é temporário. Por favor, leia o contexto sobre o servo infiel em Lucas 12:41-48. Ali fala de açoites aos servos, e de castigo temporário no mesmo lugar onde estarão os infiéis. O Senhor jamais tem por servos aos que não lhe pertencem. No capítulo quatro estaremos dando detalhes das diferentes classes de disciplinas durante a idade do reino.Não se trata de algum lugar chamado "purgatório", pois a Bíblia não ensina essa doutrina nem esse lugar. Quando os religiosos inventaram a doutrina do purgatório se referiam à salvação eterna e não ao reino. O castigo temporário a que se refere a Escritura, se refere ao reino e não à vida eterna. Mas voltando ao tema, temos que também os que não resolvem a tempo seus problemas com os demais irmãos da igreja, podem ter suas dificuldades diante do tribunal de Cristo. Trata-se de problemas na Igreja, de problemas entre os irmãos, sectarismos, dissensões, pleitos, ódios, zelos religiosos e demais obras da carne. Com a atual situação da Igreja, é fácil arrumar esses problemas com o simples fato de se mudar alguém da comunhão com os irmãos e ir reunir em outra congregação denominacional, e fazer-se membro onde ainda não tenha tido esses problemas; mas, já estão resolvidas essas coisas diante do Senhor? O Senhor diz aos crentes:" 21 Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; e: Quem matar estará sujeito a julgamento.22 Eu, porém, vos digo que todo aquele que sem motivo se irar contra seu irmão estará sujeito a julgamento; e quem proferir um insulto a seu irmão estará sujeito a julgamento do tribunal; e quem lhe chamar: Tolo, estará sujeito ao inferno de fogo.23 Se, pois, ao trazeres ao altar a tua oferta, ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti,24 deixa perante o altar a tua oferta, vai primeiro reconciliar-te com teu irmão; e, então, voltando, faze a tua oferta.25 Entra em acordo sem demora com o teu adversário, enquanto estás com ele a caminho, para que o adversário não te entregue ao juiz, o juiz, ao oficial de justiça, e sejas recolhido à prisão.26 Em verdade te digo que não sairás dali, enquanto não pagares o último centavo " (Mateus 5:21-26).No contexto anterior, para o Senhor não há irmãos fora da Igreja. Qual é o lugar desse castigo temporário? Ali diz que é o inferno de fogo, e logo o repete no verso 30. Onde diz que é temporário? No contexto dos versículos 25 e 26.Somos salvos pela graça, não por cumprimento da velha dispensação, mas para entrar no reino devemos cumprir a lei do reino, a que complementa a antiga. A justiça dos legítimos cristãos deve ser superior à dos meros religiosos professos, que são os modernos escribas e fariseus.Algumas pessoas estarão tentadas a tomar estes ensinamentos confundindo-os como se tratasse da apologia da doutrina romana do purgatório. Nós aqui não estamos ensinando nada que se relacione com um lugar chamado purgatório, porque levamos em conta que o ensinamento sobre a existência do purgatório é trazida pelo catolicismo romano das profundezas satânicas babilônicas, e não da Bíblia. O catolicismo romano historicamente desvirtuou a salvação gratuita de Deus em Cristo e difundiu a espécie de que as pessoas (inclusive os ímpios) deviam pagar (comprar indulgências, missas, responsos e votos) para que pudessem sair do purgatório e ter salvação eterna. Por esse enganoso meio, os hierarcas desse sistema religioso seguem obtendo abundantes ganâncias. Isso todo mundo sabe. Mas as Escrituras falam de que todo crente em Cristo foi predestinado desde antes da fundação do mundo para ser salvo pela graça, sem obras, gratuitamente, somente pela fé na obra redentora de Cristo na Cruz. É um presente de Deus, imerecido. Mas quando Cristo vier, depois da ressurreição, todo crente comparecerá ante o tribunal de Cristo para que sejam julgadas suas obras, já em sua qualidade de crente e filho de Deus, sejam boas ou sejam más.Todo pai de família faz que no lar se respeitem certas normas de vida, moral e de disciplina; quanto mais o Senhor. E quanto essas normas são infringidas, o pai de família toma medidas. Se os filhos fazem o bem, costuma haver presentes e motivações, mas quando fazem o mal, costuma haver dolorosas disciplinas. Isso diz a Bíblia, por exemplo, em Hebreus 12:3-11:
"3 Considerai, pois, atentamente, aquele que suportou tamanha oposição dos pecadores contra si mesmo, para que não vos fatigueis, desmaiando em vossa alma.4 Ora, na vossa luta contra o pecado, ainda não tendes resistido até ao sangue 5 e estais esquecidos da exortação que, como a filhos, discorre convosco: Filho meu, não menosprezes a correção que vem do Senhor, nem desmaies quando por ele és reprovado;6 porque o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe.7 É para disciplina que perseverais (Deus vos trata como filhos); pois que filho há que o pai não corrige?8 Mas, se estais sem correção, de que todos se têm tornado participantes, logo, sois bastardos e não filhos.9 Além disso, tínhamos os nossos pais segundo a carne, que nos corrigiam, e os respeitávamos; não havemos de estar em muito maior submissão ao Pai espiritual e, então, viveremos?10 Pois eles nos corrigiam por pouco tempo, segundo melhor lhes parecia; Deus, porém, nos disciplina para aproveitamento, a fim de sermos participantes da sua santidade.11 Toda disciplina, com efeito, no momento não parece ser motivo de alegria, mas de tristeza; ao depois, entretanto, produz fruto pacífico aos que têm sido por ela exercitados, fruto de justiça ".

3 comentários:

  1. Digamos que uma pessoa viveu 100 anos cometendo pecado, seria justo enviar uma pessoa dessa para sofrer um tormento eterno ?
    Adão introduziu o pecado e voltou ao pó, e os pecadores irão para um tormento eterno ?
    A segunda morte é a aniguilação dos impíos

    ResponderExcluir
  2. NO ASSUNTO ACIMA,O IRMÃO DIZ QUE A MORTE FÍSICA É A PRIMEIRA,E A SEGUNDA SERÁ O BANIMENTO DA PRESENÇA DEUS,E CONSEQUENTEMENTE UM CASTIGO ETERNO.POIS,BEM,PORQUE DIZ AS ESCRITURAS QUE ESTÁVAMOS MORTOS EM OFENSAS E PECADOS??? PARA MIM ESSE CORPO FÍSICO,É SÓ UM MEIO,PARA QUE DEUS POSSA AVALIAR AS NOSSAS OBRAS.POIS,É POR MEIO DO CORPO,QUE TANTO O BEM,COMO O MAL PODEM SER PRATICADOS. GRATO PELA ATENÇÃO.

    ResponderExcluir
  3. meu e-mail CARDOSOEZIEL@BOL.COM.BR

    TEL. 021 4106-2560 ou 021 7202-7158

    a paz de CRISTO.

    ResponderExcluir